Relato Pessoa do #Desafio7DiasMindfulness
- Diego Lima Gomes
- 26 de mai. de 2019
- 3 min de leitura

Sabe quando você tem uma ideia guardada esperando ficar tudo perfeito para tirar do papel? Pronto, eu tenho várias! E uma delas era montar um grupo com pessoas dispostas a aprender um exercício para controlar as emoções e nesse grupo ensinar alguma técnica onde a pessoa iria se desafiar tentando fazer o exercício todos os dias. Só que deixei essa ideia no meu arquivo de ideias.
No domingo, 19 de maio de 2019, fiz uma Live no Instagram, algo de última hora, para tirar dúvidas de quem estivesse ao vivo na Live. Perguntaram o que poderia ser feito para ajustar uma ansiedade desregulada. Expliquei algumas coisas e falei que no final ensinaria um exercício muito bom para regular a ansiedade.
Como prometido, ensinei o exercício e as pessoas gostaram. Eram apenas 14 pessoas ao vivo na Live. Falei que seria interessante essas pessoas se desafiarem a fazer o exercício pelo menos durante 7 dias e completei: "se vocês quiserem, a gente cria um grupo e eu vou mandando os exercícios para vocês". As pessoas gostaram da ideia. Criei o grupo, pensando que seria algo pequeno, pois a Live não tinha tanta gente e eu não deixei salvo para outras pessoas assistirem depois.
Fiz o grupo ainda no domingo por volta das 23h. Algumas pessoas entraram, porém no outro dia, começou a entrar gente de todo canto e para minha surpresa, o grupo passou de 200 pessoas. Fiquei muito surpreso, pois algo de última hora, sem muita estratégia de divulgação, teve um alcance grande.
Então, durante 7 dias, mandei alguns exercícios para o grupo, com o objetivo de ajudar no controle emocional. E que exercício era esse? Era o Mindfulness. Deixa eu explicar o que é o Mindfulness.
Mindfulness, é traduzido para o português como Atenção Plena - é um exercício onde treinamos a nossa atenção para se manter no momento presente, buscando ficar consciente da experiência, seja ela qual for.
Através dos exercícios de Atenção Plena aprendemos a perceber pensamentos, sensações corporais e emoções no momento que ocorrem, sem reagir de maneira automática ou habitual. Com isso, aprendemos a fazer escolhas mais conscientes e funcionais, influenciando positivamente na maneira como lidamos com os desafios cotidianos. Através da Atenção Plena, aprendemos a regular emoções desafiadoras, mesmo em circunstâncias difíceis.
É perfeito para quem quer controlar melhor a ansiedade, diminuir o estresse ou se sentir mais equilibrada emocionalmente. Uso essa técnica com alguns pacientes desde 2016 e os resultados são excelentes, porém só tem resultado quem realmente faz os exercícios.
Durante 7 dias, mandei diferentes exercícios de Atenção Plena no grupo e incentivei os participantes a se desafiarem e experimentarem os exercícios. Recebi muitas mensagens dos participantes relatando suas experiências. Cheguei a ficar emocionado com o relato de uma pessoa que estava no hospital e me mandou um feedback agradecendo pelos exercícios, pois depois de alguns dias de sofrimento, conseguiu se sentir um pouco melhor por causa da Atenção Plena.
Estou muito grato por esse desafio, pois não desafiei apenas os participantes. Também fui desafiado diariamente, preparando os exercícios e me expondo mandando áudios enormes para um grupo com muitas pessoas que não conheço. Não sei você, mas eu acho minha voz muito estranha quando escuto meus áudios rsrsrs. Eu poderia pegar áudios prontos de CDs de Atenção Plena, mas preferi me expor para enfrentar esse pequeno obstáculo de ficar preocupado com o que as pessoas vão pensar. Continuou achando a minha voz estranha, mas enfrentei isso rsrsrs...
E para finalizar, aprendi algo muito precioso. Aprendi que muitas vezes a gente espera o momento perfeito para tirar uma ideia do papel, mas vi na prática que é melhor feito do que perfeito, que fazer é melhor do que o perfeito nunca feito. E percebi que quando a gente faz, as coisas acontecem.
Gratidão!
Diego Lima Gomes
Comments