top of page

Ansiedade Sob Controle

  • Foto do escritor: Diego Lima Gomes
    Diego Lima Gomes
  • 16 de abr. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 16 de abr. de 2020


ree

É possível controlar a ansiedade? Sim, é possível. Mas calma, um passo de cada vez. Segura essa ansiedade aí, já começa a controlar sua ansiedade de agora.


Um dos meus objetivos com essa série sobre ansiedade é jogar luz no seu caminho, mostrando alternativas, mas entenda uma coisa importante:


Eu não posso andar esse caminho por você



Pois é, se for para você ler os meus textos, achando que vou trazer uma solução mágica para o seu problema com ansiedade, é melhor parar por aqui, porque tenho outra notícia ruim para você:



Não existe solução mágica para controlar a sua ansiedade


Bom, espero que você continue comigo e tenha entendido esses pontos importantes. Use essa série para descobrir como lidar com a sua ansiedade.


Sabe por quê? Porque o problema não é sentir ansiedade, o problema é o que eu faço com a minha ansiedade. Essa é a primeira dica e ainda vou falar muito sobre isso, porque entender isso vai fazer muita diferença no controle da ansiedade.


Vamos usar Maria para você entender. Maria tem 35 anos e acabou de ser promovida no trabalho, porém vai precisar viajar de avião. Maria começa a ficar ansiosa quando fica sabendo que vai precisar viajar de avião. Ela começa a pensar: "e se algo de ruim acontecer e eu não conseguir dar conta?"; "e se eu passar mal durante a viagem?". A ansiedade vai aumentando e Maria começa a perceber que o coração tá acelerado e ela pensa: "será que tem algo errado com o meu coração?"; "e se eu tiver um ataque cardíaco durante a viagem?". Diante de todo esse ciclo, o que Maria faz? Ela decide não aceitar a promoção, pois assim não precisaria viajar de avião, ou seja, Maria desiste.


Percebe que o problema não tá na ansiedade que Maria sentiu? O problema tá no que Maria fez, ou seja, como ela reagiu a ansiedade que sentiu. Ela reagiu tornando a promoção um problema. Ela pegou uma oportunidade e transformou em uma catástrofe. Portanto:


O problema não é sentir ansiedade, o problema é o que eu faço com a minha ansiedade!

A forma como Maria reagiu fez com que ficasse presa no Ciclo da Ansiedade. Ela começou o Ciclo pensando sobre algo ruim que poderia acontecer e terminou desistindo da promoção. Veja outro exemplo de Ciclo da Ansiedade. José estava em casa e sem motivo começou a se sentir ansioso. Então José começa a se perguntar porque tá tão ansioso, pois nem motivo tem. José começa a ficar ansioso porque não quer ficar ansioso. A ansiedade continua e José fica ansioso com a ansiedade, o que causa ainda mais ansiedade. Pronto, José tá na geladeira pegando um monte de comida, pois bateu uma fome do nada (José tinha acabado de almoçar).


Se identificou com José? Pode trocar a reação dele por outras formas de compensar a ansiedade em algo como, por exemplo, bebida, compras, drogas, remédios, sexo, pornografia e por aí vai. Você realmente entendeu que o problema não tá na ansiedade? Percebe como é algo que vai além da ansiedade? É a forma como reagimos ao que sentimos que se torna um problema.


Aí você pode perguntar: beleza, Diego, eu vivo um Ciclo da Ansiedade parecido ou até pior, mas e aí faço o quê?


Calma coisa linda, controla essa ansiedade, aquieta esse coração que estamos só começando. Pega uma comida gostosa pra relaxar e senta com calma pra estudar porque só assim você vai aprender a se controlar (rimou rsrsrs).


Eu sei que já falei isso, mas vou repetir: não existe uma única coisa que você faça que resolva seus problemas com ansiedade. Você precisa entender que controlar a ansiedade envolve passos.


E qual o primeiro passo? Entender o que é ansiedade. Segundo passo: entender como funciona a sua ansiedade. Terceiro passo: saber o que fazer para controlar a sua ansiedade. Quarto passo: fazer o que você aprendeu que funciona com a sua ansiedade. Quinto passo: continuar praticando o que aprendeu até se tornar um hábito. Resumindo:


1. Entender o que é ansiedade;

2. Entender como funciona A SUA ansiedade;

3. Saber o que fazer para controlar A SUA ansiedade;

4. Fazer o que você aprendeu para controlar A SUA ansiedade;

5. Praticar o que aprendeu até se tornar um hábito.


Deixe de pressa e leia de novo os 5 passos. Leia com calma e pensa um pouco sobre cada passo. Trabalhar esses passos é como plantar uma semente e cuidar até que cresça uma árvore. Quanto mais você cuida, mais saudável a árvore fica.

Bom, vou terminando por aqui esse primeiro capítulo da nossa série. Estamos só começando. Antes de sair, deixa seu comentário do que você achou desse primeiro capítulo. Seu comentário me ajuda a entender o que precisa melhorar e o que precisa continuar.



 
 
 

Comments


© 2020 por Diego Lima Gomes de Oliveira CRP 02/18476

bottom of page